Roteiro completo de 5 dias em Fortaleza

22/03
Os três primeiros dias na cidade indicamos que você conheça a capital como um todo. Faremos um city tour rápido, mas pelos principais pontos turísticos da capital. Também circularemos pelos centros de artesanatos, um dos cartões-postais das capitais nordestinas e, por último, tiraremos um dia nas belas praias de Fortaleza.

Dia 1 – City Tour pela antiga e nova Fortaleza

Não há uma maneira mais completa de conhecer uma cidade que não seja pelos city tours. Sabemos que em Fortaleza ou qualquer outra capital você encontrará inúmeras empresas ofertando esse tipo de passeio, mas também resolvemos criar um tour próprio. O motivo? Dar liberdade para você explorar mais os lugares da cidade e poder excluir aquele que lhe é menos interessante.

O nosso city tour está em ordem de deslocamento, partindo da 10ª Região Militar de Fortaleza, ponto de chegada das primeiras embarcações na época da colonização. Você pode conhecer os seguintes locais:

  • 10ª Região Militar de Fortaleza: ou a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, foi o primeiro grande prédio da capital cearense. Aqui está guardada boa parte da história da cidade, em um lindo museu aberto. Indicamos que você chegue umas 9 horas da manhã, para poder aproveitar as outras atrações da cidade ainda durante o dia. O passeio vai durar cerca de 30 minutos;

  • Passeio Público: da 10ª Região Militar você anda poucos metros até a Praça dos Mártires. Por muitos anos o Passeio Público ficou abandonado, mas recebeu uma reforma em 2007, com uma restauração completa. Hoje é um dos locais preferidos das famílias para passeio piquenique. Todos os domingos tem chorinho gratuito aqui a partir das 17 horas. O passeio vai durar cerca de 30 minutos;

  • Igreja da Sé: descendo a avenida do Passeio Público, você chegará até a imponente Igreja da Sé. A Catedral Metropolitana de Fortaleza é considerada uma das mais bonitas do Brasil e, ao observá-la, você entenderá o porquê da consideração. Essa foi a primeira capela da cidade e, além do poder histórico que guarda, também há o destaque arquitetônico. A Igreja da Sé possui elementos bem ecléticos, mas com destaque aos elementos góticos e românticos. O seu passeio durará cerca de 30 minutos por toda a igreja;
  • Theatro José de Alencar: referência artística e arquitetônica para o Ceará, o primeiro grande teatro da cidade é um dos pontos turísticos mais visitados da capital. Ele recebe o nome de um dos grandes escritores cearenses e se apresenta com salas clássicas e mantidas cuidadosamente desde 1910;

  • Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura: do Theatro José de Alencar pode pegar um carro ou ônibus e chegará ao Centro Cultural Dragão do Mar. Durante o dia aqui você encontrará exposições, apresentações, teatro, cinema e muito mais para engrandecer o seu passeio. No site do Dragão do Mar você encontra toda a programação disponível. A duração do passeio aqui é cerca de 1 hora.

  • Ponte dos Ingleses: bem próximo do Centro Dragão do Mar está a famosa Ponte dos Ingleses. Construída para receber as antigas embarcações, que vinham com produtos para o comércio cearense, hoje serve de ponto de encontro de moradores e turistas locais. É lindo estar aqui em qualquer horário. Você pode, inclusive, voltar para aproveitar o pôr do sol, que é grandioso. O seu passeio na ponte durará de 30 minutos a 1 hora, dependendo da sua vontade de ficar observando esse cenário lindo e curtindo essa brisa deliciosa;

  • Avenida Beira Mar: seguindo da Ponte dos Ingleses, você encontrará uma das avenidas mais movimentadas de Fortaleza. A Avenida Beira Mar corta a orla da cidade quase que completamente e atrai turistas por dezenas de motivos. O passeio aqui é bem rápido, durando no máximo 1 hora, caso vá caminhando. Uma boa dica é optar pelos Trenzinhos da Alegria. Eles já foram destinados apenas para as crianças, mas hoje é bem eclético e uma boa saída para quem não deseja andar tanto;

  • Estátua de Iracema: existem três estátuas da famosa índia Iracema em Fortaleza. A mais antiga está no final da Avenida Beira Mar. Desde os primeiros anos de urbanização dessa via, esse monumento foi construído e até hoje é mantido no mesmo lugar. A segunda estátua construída fica no Aterro da Praia de Iracema e possui uma leitura arquitetônica bem moderna. A terceira e mais recente estátua está na Lagoa de Messejana, para aqueles que desejam conhecer as três. Não mais do que 15 minutos você passará aqui, pois turistas visitam esse ponto mais para registrar em foto o lindo cenário;

  • Mercado dos Peixes: terminaremos o nosso city tour no Mercado dos Peixes, que fica no final da Avenida Beira Mar. Esse mercado não tem nenhuma arquitetura especial ou alguma importância histórica para a cidade. Contudo, é aqui onde você encontrará uma linda comunidade de pescadores e uma das vistas mais lindas da cidade. É comum ver pessoas aqui no final da tarde para curtir o pôr do sol. Essa é nossa dica.

  • Após esse dia de passeio, você pode aproveitar alguns dos restaurantes da Avenida Beira Mar para saborear deliciosos frutos do mar, muito comuns por essa região.


Após esse dia de passeio, você pode aproveitar alguns dos restaurantes da Avenida Beira Mar para saborear deliciosos frutos do mar, muito comuns por essa região.

Dia 2 – Conhecendo os principais Centros de Artesanato e compras da cidade
Você certamente sentiu falta de alguns locais importantes no seu primeiro dia de passeio em Fortaleza. Deixamos os centros de artesanato e compras para esse segundo dia por um motivo bem simples: eles são encantadores e nos enchem de dúvidas. Você encontrará tantos produtos lindos que se sentirá um pouco perdido no tempo. Então, nada melhor do que um dia todo dedicado para esses locais, concorda?

A primeira parada é no EMCETUR, o Centro de Turismo do Ceará. Aqui você faz um passeio de volta ao passado da capital e ainda confere lindos artigos de artesanato. O prédio onde funciona o EMCETUR foi, há muitos anos, a primeira cadeia pública da capital. Após receber uma reforma, as antigas celas viraram boxes para artesãos de todo o estado exporem seus trabalhos. Dois museus também estão instalados aqui. O Museu da Mineralogia e o Museu da Antiga Cadeia. É possível visitar os dois sem pagar nada.

Do EMCETUR descemos a avenida alguns metros e encontraremos o Mercado Central de Fortaleza. O antigo mercado de carnes e couros também é um dos pontos preferidos para quem gosta de comprar peças artesanais. Diferente do EMCETUR, aqui você encontra da roupa até o acessório – como brincos, tiaras, pulseiras, etc. -. O Mercado Central abriga mais de 400 boxes com todo estilo de produtos
Dia 3 –
Praia, sol e água de coco
Há, basicamente, uma praia urbana turística em Fortaleza. A cidade conta com mais orlas, mas somente uma torna-se completamente atrativa para turistas, devido ao banho e estrutura. Ainda assim, convidamos você a circular por algumas dessas praias da cidade pois, além do mar, elas têm muito a oferecer aos visitantes.
Esses próximos dois dias serão mais tranquilos. Queremos levar você para conhecer mais do estilo de vida dos moradores da cidade. Os lugares que destacamos são também turísticos, mas é onde você pode ter um maior contato com quem escolheu Fortaleza como sua casa. passaremos um dia fazendo o circuito do humor, forró e chopp gelado e, no outro dia, voltaremos a ser criança no maior parque aquático da América Latina.

Dia 4 – Muito riso, chopp e forró
No quarto dia de viagem por Fortaleza, nosso passeio começa mais no final da tarde. Você pode aproveitar o dia para curtir a praia novamente ou para visitar algum ponto turístico que ficou de fora no primeiro dia. Sabemos como eles são bonitos e, muitas vezes, leva mais tempo do que o programado.

A nossa primeira parada é no final da tarde, no Chopp do Bixiga. Esse bar abre todos os dias às 17h e vai até 01 da manhã servido aquele que é considerado o melhor chopp de vinho do Brasil. Claro que você também encontra o chopp tradicional aqui, mas a bebida de vinho é a mais procurada e vale a pena experimentar.

O Chopp do Bixiga é bastante tradicional e fica dentro do Centro Cultural Dragão do Mar. A grande dica é chegar aqui bem cedo para pegar uma mesa e também poder aproveitar um pouco os outros lugares que separamos para hoje.

Do Bixiga partiremos para um show de humor. Artistas comediantes de Fortaleza se apresentam diariamente em diversos pontos da cidade. Indicamos três lugares e deixamos para a sua escolha:

  • Restaurante Lupus Bier: onde você também encontra chopps de diversos sabores, que fica na Praia de Iracema, próximo da Ponte dos Ingleses;

  • Teatro do Humor e Cultura Cearense: um teatro convencional, mas que apresenta apenas espetáculos cearenses e fica nas proximidades da Avenida Beira Mar;

  •  Restaurante Beira Mar Grill, que é a nossa maior indicação. Além de os shows serem diários, você paga o melhor preço dos três lugares e tem grandes nomes no palco como Adamastor Pitaco, Rossicléa e Lailtinho Brega.

Depois de muitas gargalhadas é hora de dançar muito para terminar a noite. Caso seja uma segunda-feira, não haverá lugar melhor para ir do que o Pirata’s Bar. É aqui que acontece o forró mais tradicional de Fortaleza desde a década de 70. Caso o dia seja sexta ou sábado, o Clube Kukukaya é a nossa dica. Aqui tem forró pé de serra todo final de semana e o lugar é todo rústico, para você entrar no clima do bom sertão cearense. Nos outros dias da semana, o forró pé de serra acontece no Restaurante Arre Égua, que fica no bairro Varjota. Com ambiente todo rústico também, você com certeza terá animação para toda a noite.

Dia 5 – Voltando a ser criança no Beach Park
Não há muito o que explicar sobre o seu quinto dia de viagem em Fortaleza. O Beach Park vai, com certeza, tomar todo o seu dia e você ainda irá pedir bis! Esse foi considerado o maior parque aquático da América Latina e quando chegar aqui, entenderá o motivo de tal consideração. Além do parque em si, você encontra todo um complexo turístico com hotéis, restaurantes e muito mais.

Não deixe de descer no Insano (se a coragem permitir!), o maior toboágua do continente, com 41 metros de altura. Subir pode parecer cansativo, mas com a fila para descer no brinquedo, você com certeza chegará lá em cima com muita disposição. Além do Insano, outros brinquedos não podem ficar de fora, como o Kalafrio, a Atlantis, o Acqua Show, a Ilha do Tesouro e a Arca de Noé.

Os ingressos para o Beach Park podem ser comprados na bilheteria do parque, mas sempre indicamos adquiri-los antecipadamente. As vendas também são feitas no site do Beach Park.
Então, gostou das dicas? Vamos planejar sua viagem à Fortaleza? Depois é só arrumar as malas e conferir cada um desses cantinhos pessoalmente!