07/02

Nem todo mundo sabe, mas a cidade de Fortaleza possui a participação de diversas culturas no seu processo de colonização. Ainda que tenha em suas raízes a cultura europeia, é possível encontrar marcas de muitas nacionalidades em suas estruturas. Um bom exemplo disso é o Jardim Japonês, um espaço lindo e delicado da cidade, que confere à cidade um refúgio calmo e acolhedor a quem queira visitar.

Para te mostrar os motivos para incluir esse jardim no seu roteiro de viagem, dê uma olhada nesse post que preparamos exclusivamente para você!

 

Conceito arquitetônico

Uma das características que mais chama a atenção no Jardim Japonês de Fortaleza é a sua arquitetura diferenciada. O projeto não foi barato aos cofres públicos: toda a obra custou aproximadamente 2 milhões de reais ao Estado, ocupando uma área de 1900 metros quadrados. Toda a execução demorou cerca de dois anos, e durante essa fase, os moradores da região não viam com bons olhos esta obra, pois não sabiam como seria o lugar após concluído.

 

Apesar disso, após ficar pronto, todos puderam ver como o Jardim Japonês agregou valor à cidade, com diversos espaços para a socialização e áreas para eventos. Esse jardim possibilita a interação entre as pessoas na sua área de alimentação, brincadeiras no seu parquinho e encontros, tudo isso em um ambiente muito bonito, leve e agradável. Ocasionalmente, também ocorrem alguns eventos públicos nesse espaço. O Jardim Japonês é incrível em qualquer momento do dia, mas é especialmente bonito no final da tarde/começo da noite, quando a sua iluminação única faz o seu espetáculo à parte.

 

Tudo isso ocorre em uma área totalmente inspirada na cultura japonesa, o que se faz claro em todos os seus ambientes. Essa proposta visa integrar tanto os moradores quanto os turistas à cultura japonesa, que foi tão marcante para a cidade.

 

 

História

O Jardim Japonês de Fortaleza não é apenas um espaço, ele foi construído em forma de homenagem ao primeiro morador japonês da cidade, Jusaku Fujita, que chegou ao Ceará em 1923. Ele foi uma personalidade muito relevante para a cidade por diversos motivos, mas uma das principais razões é o fato de que ele possuía um lindo jardim, que foi destruído por fanáticos fundamentalistas devidos aos preconceitos trazidos pela Segunda Guerra Mundial.

 

Sendo assim, o Jardim Japonês está diretamente ligado à história de Fortaleza, trazendo memórias e uma linda homenagem. É um espaço único, que vale muito a pena ser visitado. Além do seu caráter histórico, ele também possui dezenas de espécies de plantas, incluindo as que eram cultivadas pelo senhor Jusaku Fujita, perpetuando a presença desse valioso personagem da história do Ceará.

 

Por que visitar?

Se toda a contribuição histórica e arquitetônica desse espaço ainda não te convenceu a realizar uma visita, veja mais esse motivo: além de toda a beleza e valor que o Jardim Japonês possui, em seu espaço você também pode se deparar com diversas atividades gratuitas. A prefeitura disponibilizava, até antes do fechamento por conta da pandemia, aulas de Tai Chi Chuan gratuitas duas vezes por semana. Além disso, diversos grupos também realizam encontros no espaço, como a prática de Ioga, por exemplo.

 

O Jardim Japonês costuma funcionar diariamente das 08:00 horas até a meia-noite, e tanto a entrada quando as atividades realizadas no local são gratuitas.